HISTÓRIA


A Paróquia da Ressurreição do Senhor foi fundada em 24 de julho de 1966, com o título de Mistério da Ressurreição do Senhor. Situada no bairro de Ondina, em Salvador, é composta pela Igreja Matriz e as comunidades: Sagrado Coração de Jesus; Coração de Maria; Nossa Senhora Educadora; Nossa Senhora dos Navegantes e Santuário de São Lázaro e São Roque. Atualmente, a Paróquia está em processo de mobilização para a criação da sétima comunidade: Vila Matos.

Cada comunidade tem vida e atuação próprias, com celebração da Eucaristia, celebração da Palavra, trabalhos pastorais e Conselho Comunitário. Contudo, é na Matriz que todas se reúnem para celebrar os grandes momentos paroquiais.

A principal motivação para a criação da Paróquia de Ondina, como também é chamada, foi a necessidade de distribuir a grande extensão territorial que, até então, encontrava-se sob a responsabilidade das paróquias da Vitória e do Rio Vermelho, bairros de regiões vizinhas. Com a sua criação, a população do bairro de Ondina passou a ter uma assistência espiritual direta.

Na época da sua criação, a Paróquia funcionou, provisoriamente, na garagem do Instituto Social da Bahia (ISBA), até o ano de 1983, quando passou a funcionar na capela Nossa Senhora Educadora, ainda no colégio.

A primeira gerência foi confiada ao Pe. Canísio de Groot, tendo como auxiliar o Pe. Paulo Speckenbrink, ambos redentoristas.

Participaram do ato solene de fundação da Paróquia o então Bispo Auxiliar, Dom Adriano Hipólito; Pe. Gaspar Sadoc, na época vigário da Arquidiocese; Pe. Antônio Vieira, vigário da Paróquia de Sant’Ana do Rio Vermelho e Pe. Antônio Kelmendi, jesuíta.

Com a presença de grande número de moradores de Ondina, a primeira missa celebrada na Paróquia aconteceu logo após sua instalação e bênção, tendo como presidente o Pe. Canísio e, como gesto concreto de agradecimento aos fiéis, foi realizada a distribuição de lembranças contendo a frase: “O Amor de Cristo nos uniu numa só família”.

Um fato curioso se deu nesse período durante o qual a Paróquia permaneceu funcionando na garagem do colégio: Dom Ceslau saía pelas ruas de Ondina às 5h, de batina preta e megafone na mão, convidando a todos para irem à missa. Pelo ato, o religioso foi várias vezes advertido pelos paroquianos: “Padre... Um dia o senhor ainda vai apanhar por acordar o pessoal tão cedo”. Mas aconteceu o contrário: muitos começaram a acompanhá-lo pelas ruas do bairro, até a igreja no ISBA, onde participavam das celebrações.

Apesar de ser administrada por padres redentoristas, de 1970 a 1976, a Paróquia de Ondina foi confiada ao padre Otto Fischer dos Santos, SJ. Neste último ano a Paróquia voltou a ser confiada aos padres redentoristas, na pessoa de padre José Danieluk e Francisco Deluga. S. Emª Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela presidiu a missa de posse. Muitos outros religiosos, entre brasileiros e estrangeiros, já passaram pela Paróquia Ressurreição do Senhor deixando o legado dos seus trabalhos.

Em razão do ideal itinerante da Congregação dos Missionários Redentoristas, a comunidade de Ondina tem seu quadro de padres constantemente renovado.


Our Staff

Melina Mironescu

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla convallis egestas rhoncus. Donec facilisis fermentum sem.

Brandon Dean

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla convallis egestas rhoncus. Donec facilisis fermentum sem.

Elizabeth Hart

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla convallis egestas rhoncus. Donec facilisis fermentum sem.