BOM PASTOR


O Encontro faz parte das atividades do Setor de Casos Especiais da Pastoral Familiar. Criado na Paróquia da Ressurreição pelo padre Rosivaldo Mota, o Bom Pastor é voltado para casais em segunda união estável e que desejam participar da vida da Igreja.

A acolhida aos casais em segunda união se baseia sobre dois princípios importantes e complementares: a) o princípio da compaixão e da misericórdia e b) o princípio da verdade e da coerência.

Tal acolhida expressa o objetivo do Bom Pastor, que tem sua referência no comportamento do próprio Jesus nas parábolas do Bom Samaritano, do Bom Pastor e do Pai Misericordioso. Dessa forma, além de refletir sobre o sacramento do matrimônio, o Encontro procura ser uma experiência que mostra o amor carinhoso da Igreja para com os casais de 2ª União.

Estes últimos, entre outras coisas, podem ter uma missão especial na Igreja, que vai do acolhimento aos casais que se encontram em idêntica situação à sua inserção no serviço e nos possíveis ministérios nas paróquias onde são realizados.

Na Paróquia Ressurreição do Senhor, o Encontro Bom Pastor também se reúne mensalmente e tem um grande encontro anual.