COMUNIDADE CORAÇÃO DE JESUS


Localização: Baixa da Alegria

Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus. A festa anual não tem data fixa, em geral, primeiro domingo de junho.

Os primeiros moradores da Comunidade situada próximo à praia de Ondina, começaram a ocupar os terrenos da área ainda na década de 60. A Comunidade Baixa da Alegria (como também é conhecida) foi iniciada pela Irmã Nair Simões da Sociedade, das Filhas do Coração de Maria (SFCM), antes mesmo da fundação da Paróquia da Ressurreição do Senhor.

O trabalho foi iniciado com vinte famílias, que participavam de encontros semanais de mães, crianças e jovens realizados nas casas e nas pequenas ruas. A vida espiritual era organizada através da celebração dos Círculos Bíblicos, da Oração à Nossa Senhora e, em menor incidência, da Oração Eucarística.

Em 26 de maio de 1986 pessoas da Comunidade reuniram-se com os padres redentoristas e percebendo o crescimento da comunidade, decidiram fundar o Clube das Mães, que foi concretizado no dia 9 de junho de 1986.

Com o empenho dos casais do ECC e de Dom Ceslau Stanula, então pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor, em 12 de novembro de 1989 a capela e o Centro Comunitário foram solenemente inaugurados, com missa presidida pelo então pároco, padre Ceslau Stanula.

Em 1999, sob o acompanhamento do pároco padre Tadeu Slaby, CSsR, a comunidade ganhou mais duas salas para encontros de catequese e de promoção humana.

No começo do no de 2002, o então pároco, padre Marcos Piatek, CSsR, conferiu um novo visual à fachada da capela, presenteando a mesma com as imagens de gesso do Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, substituindo os quadros de papel vulneráveis à ação da umidade. Nessa época também foi instalado um sistema de som.