FAMILIAR


A Pastoral Familiar pode ser considerada um “eixo” das pastorais, pois todas elas têm uma relação com a família.

O objetivo principal da Pastoral Familiar é promover, fortalecer e evangelizar as famílias. Para isso, as equipes que nela trabalham têm suas ações destinadas a todas as famílias e situações familiares: das bem constituídas àquelas momentaneamente desestruturadas, incluindo os chamamos “casos difíceis”. A Pastoral Familiar atua, ainda, em prol das famílias que também serão constituídas.

Essa pastoral tem três setores de atuação: o pré-matrimonial, o pós-matrimonial e os casos especiais.

Na Paróquia da Ressurreição do Senhor a Pastoral Familiar está assim constituída:

Setor pós-matrimonial: além de organizar a formação de agentes de pastoral, promovem os Encontros de Casais e Família, a Semana da Família e a Novena de Natal em Família, para o cultivo da vida e do amor conjugal. Esse setor organiza eventos festivos e retiros, envolvendo os grupos familiares nas ações. Ele também é o responsável pela interação com a Pastoral da Catequese e com todas as comunidades da paróquia em seus momentos fortes, além de apoiar ações sociais como a realização de brechós nas comunidades.

Setor dos Casos Especiais – esse setor é responsável pelas ações com as famílias em situações especiais, incompletas, isto é, separados ou com pais e mães solteiros. Cuidam, ainda, das famílias que vivem em situação de miséria nas comunidades e das que necessitam regularizar a sua situação junto à Igreja, para as quais é realizado o Encontro com o Bom Pastor, destinado a casais em segunda união estável. Além dessas atividades, acompanham também o Encontro de Solteiros, separados e viúvos com Cristo (ESSVC) e oferecem acolhimento/aconselhamento para pessoas e famílias em dificuldades.

Todos esses eventos e suas respectivas reuniões de preparação são divulgados nas seis comunidades da Paróquia pela Pastoral Familiar, que também se ocupa da organização da equipe para a reza do Terço da Sagrada Família e Missa no 3º domingo de cada mês.

São momentos fortes da Pastoral Familiar a Semana Santa, os encontros locais de família, a Semana Nacional da Família e a Novena de Natal em Família.

Por ser tão abrangente e se ocupar de tudo o que envolve a família, a Pastoral Familiar necessita de muitos agentes. Dessa forma, todos são convidados a participar, para, entre outras coisas, desenvolver atividades junto aos pais da Catequese e da Pastoral da Juventude, e lançar um olhar mais presente aos idosos.

Para os que já participaram dos nossos encontros, fica o convite para que se integrem nas diversas pastorais, movimentos e serviços paroquiais, a fim de participarem da vida da Igreja ajudando a formar famílias a exemplo da Santíssima Trindade.

A reunião da Pastoral Familiar é mensal e para participar entre em contato com seus coordenadores: pastoralfamiliar@paroquiadeondina.com.br